sexta-feira, setembro 23, 2005

Da música e da minha vinda

Para todos os que me conhecem e que sabem porque vim. Para os que mesmo conhecendo se surpreendem ainda..
Para uma Inês, que não conheço mas que me pergunta o que faço neste canto do mundo.

"Tens que comprar um pan!" Disse-me o Bernard. Acho que não o vou fazer.
A música é qualquer coisa de muito vital em mim. Mas aprendi que aprecio apenas aquela que tenha um pouco de distorção. Não me refiro às guitarras eléctricas, ao rock, etc... Falo daquele sabor doce que a música ganha, o "sal" próprio de quando os instrumentos, a voz, atigem o limite, o sublime.
Não gosto de vozes melodiosas, de instrumentos ultra-afinados e puros. Gosto do som "sujo", natural em algo que por ser humano também tem os seus defeitos.
O pan é demasiado doce para os meus ouvidos. Revela-se sim quando tocado em conjunto com outros tantos, cada um com a sua afinação, ligeiramente diferente do anterior, como num coro em que cada um conta a mesma estória, mas através de uma vivência muito própria.
Talvez por isso goste tanto de instrumentos de cordas. Gosto de sons cheios e profundos. Gosto dos graves, mais que os agudos.
Escolho um violoncelo, mais que um violino.
Na vida não gosto do previsível. Gosto da surpresa, da diferença. Sem procurar o radical, gosto de um certo risco, de aproximar um pouco do limite. Aprecio muito a capacidade de avançar, de ir sempre um pouco mais além do que o esperado.
Aborrece-me a monotonia, repetitiva e igual de uma vida sem mistério, sem gosto.

Sou uma pessoa sossegada. Sou tímido, calado. De vez em quando surpreendo, e divirto-me dentro de mim com o desassossego que provoco em alguém que espera de mim um exemplo de acerto...
A minha vinda para Trinidad é talvez um destes casos. Tantos e nenhum em particular os motivos que aqui me trouxeram. Cansado da monotonia e da falta de perspectivas é certo. Mas também em busca de uma parte de mim que se tem mantido presa. Para crescer, para aprender.

Lembro-me do teu e-mail Anta. Bendito o terrível dia em que te pedi para me mandares a correspondência que tinhas com a Leen. Lembro-me como não dormi, como me silenciei por um dia. Não foi mais tempo porque a decisão tinha de ser tão rápida.
Se não mo tivesses mostrado...
Sem dúvida seria tudo tão diferente, mas cometi o "erro" de a ler :) ... e perdi então o descanso. Não soube esquecer e rir. Não... tinha uma oportunidade diferente de tudo à minha frente e só pensava no perigo de dizer não, de viver uma vida inteira sem saber o que poderia ter tido.

Vim então. Para fazer arquitectura, mas mais do que isso, para descobrir um novo país que sabia ser pobre e diferente de tudo na Europa. Vim com a perspectiva de poder fazer algo diferente e quem sabe até "significativo". Um dos projectos, várias escolas para deficientes chamou-me muito à atenção, mas aparentemente o ministério não parece muito interessado em fazer avançar o processo... Como aliás começa a ser costume com muita coisa por aqui dependente do governo...

Pelo meio, tem sido uma aventura óptima onde tenho aprendido e descoberto muito, do mundo e de mim. Sem dúvida deixei muito para trás, e as saudades são muitas... muitas mesmo... de tanta gente, de tanta memória.

mas arrependimento de ter vindo... nenhum.

A música acompanha-me sempre. Tormou-se parte da mim e segue-me ao longo de todo o dia. Muitas vezes não é música fácil de ouvir. Talvez por me marcar em determinados momentos da vida. O certo é que preciso dela, e oiço-a. Umas fazem-me sorrir muito, outras apertam-me a garganta. Aquelas que pouca reacção provocam rapidamente deixo de ouvir com frequência.

Recuerdos de Alhambra de Francisco Tárrega com aquela guitarra furiosa e doce, a "moonlight" sonata do Beethoven, o requiem do Mozart, o Adagio dos Secret Garden (banda sonora do 2046).
Mas também o Thrill is Gone do BB king, Este Seu olhar (versão da Maria João e Mário Laginha que não conheço o original), o Helo Hi no filme da Raínha Margot ou Unison da Bjork.
Ella Fitzgerald, Louis Armstrong,
Chico Buarque,
Gianluigi Trovesi,
...
E tantos outras que por não estarem escritas, estão aqui dentro.

Hoje oiço a Nina Simone.

8 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Filho - como gosto de ti!! :)
beijos.

26/9/05 17:53  
Anonymous Anónimo disse...

Olá! Distrai-se a gente um bocadinho, e quando volta ao Gargas, lá vêm as correntes que nos alagam docemente, mesmo que o tema não seja cor-de-rosa!
Não serias só tu a teres perdido, se não tivesses ido para aí, Pedro! E nós, como é que te teríamos fruído??? Como diz uma amiga, "a Vida fala conosco", e foi isso que te aconteceu em certo dia de 2004...
Obrigada por TUDO o que nos tens dado!
Bjiños
marylight

27/9/05 04:34  
Blogger InêsN disse...

faço idem aspas ao que a minha mãe disse...tenho aprendido a conhecer-te um pouco melhor desde que iniciaste esta aventura...
sinto que também eu fiquei a ganhar com a tua decisão! ;o)
bjs

27/9/05 18:32  
Anonymous Anónimo disse...

Homem, tu és um espectáculo!!!

Grandes beijos e abraços
Céu

27/9/05 19:52  
Blogger Maria Zezinha disse...

ola meu querido. tou um pouquinho atrasada em relação ao teu blog, mas que maravilha quando, sem esperar, fico com tanto para ler. Sabes? finalmente vou conhecendo o que sempre presenti em ti, a tua sensibilidade e a tua grande capacidade de comunicar, até agora "tapada" pela timidez. como é bom ires revelando pouco a pouco o que vai dentro de ti e deixar que acompanhemos o teu "crescimento"... Adoro-te "menino lindo da tia". Beijinhos grandes de todos

2/10/05 06:21  
Blogger inês s. disse...

Meu Deus, que decisão, que coragem (atendendo, sobretudo, à ideia que tenho de Trinidad).

Vim cá dar por acaso. Saltando de blogue em blogue, that's all.

Indicaria qualquer um dos meus blogues, se não lhes tivesse posto termo. Assim não sendo, limito-me a assinar "inês" e a desejar felicidades.

E que bom gosto, o s/teu.

4/10/05 07:04  
Anonymous Anónimo disse...

Como é bom ler-te Pedro!Ficamos co a estranha sensação que és uma outra pessoa ou talvez sejas exactamente a mesma pessoa mas só agora te descobri e como isso é gratificante!...bem hajas e muitos beijinhos da tia fernanda

4/10/05 19:45  
Anonymous Anónimo disse...

Descobri o teu blog através do Portugal no mundo. Quero apenas dizer que ler o que escreves faz-nos estar noutro lado que não é este! Faz-nos ir até outro local que não é Portugal! obrigada por isso!

4/10/05 21:40  

Enviar um comentário

<< Home