quarta-feira, julho 27, 2005

O dennis foi embora

Ontem o Dennis foi-se embora.
Não foi uma partida planeada... a empresa decidiu-o apenas há 2 meses, quando se pensava que afinal não ia agora.
O Dennis (julgo que nunca escrevi sobre ele...) é Belga, e esteve em Trinidad o último ano e meio. Tornou-se grande amigo da Leen e do jannes, e foi através deles que o conheci e à namorada, a Abdelys que é da Venezuela.
Esteve cá a trabalhar na construção de uma refinaria de Petróleo. O projecto terminou e a companhia enviou-o agora para a Alemanha para receber formação, e em seguida irá para Omã, para novo projecto.
O último fim-de-semana foi bastante intenso. Na sexta tivemos uma festa em casa dele que se prolongou pela noite dentro e acabou na piscina... :)
Foi a festa de despedida dos colegas de trabalho e amigos que aqui conheceu e teve um sabor estranho...
Depois foi o sábado, em que fizémos finalmente o jantar de inauguração da minha casa (após diversos meses de atraso....), e no Domingo acabámos todos na praia. O dia estava terrível, com chuva contínua o dia todo, mas ninguém se atreveu a não aparecer, visto que era o sítio onde o Dennis queria passar o último Domingo. Valeu-nos uma das cabanas/abrigo que estão na praia, e o Bake & Shark, que como de costume está sempre uma maravilha.
À noite jantámos no novo apartamento da Abdelys, que teve que se mudar para uma casa mais pequena.

Foi um fim-de-semana estranho, em que parecia haver a necessidade de manter todos juntos o máximo de tempo possível, quase que tentando evitar o inevitável.
Alguma tensão também no ar, embora se falasse abertamente da partida. Lembro-me da angústia nos olhos da Abdelys, e no afastamento que intencionalmente iam tentando criar, mas sem nunca o levarem em frente. O Dennis parte, a Abdelys fica...

Conheçi-o mal. Fui percebendo quem era o Dennis nestes últimos dias. Tornou-se parte deste grupo de amigos e vê-lo partir lembra-me também muito do que fiz. Lembro-me da minha saída de Portugal, de todas as escolhas e opções que tive que fazer. De tudo o que ficou para trás, e do que possivelmente se perdeu (porque julgo, há coisas que nunca se perdem, mas outras que a distância e o tempo matam inevitavelmente...)
Sobretudo pensei também no dia em que deixarei Trinidad. Não será agora ainda, mas sem dúvida virá o dia. Pensei em tudo o que deixarei cá... Amigos, que conheço e que virei a conhecer, experiências, vida...

Vou descobrindo que começo a fazer parte deste sítio. E talvez por isso me assuste. Já passaram mais de cinco meses, e o sentimento de estar a fazer turismo num país estrangeiro vai-se esvanecendo. A surpresa dos primeiros tempos em Trinidad (inesquecível) vai dando lugar a um quotidiano a que me adapto. E dele fazem parte pessoas que se tornam aqui na minha vida. São a minha "família" e amigos de Trinidad.
Já não me sinto deslocado. Apesar de estrangeiro (sê-lo-ei sempre enquanto aqui estiver) vou aprenendo a adaptar-me. A realidade de Trinidad é cada vez mais presente na minha memória. É onde estou.

Desta vez não fui eu que parti. Foi um amigo, e pude então sentir a experiência de ver alguêm ir embora. Claro que conheci muita gente que foi para o estrangeiro, mas quando se está em Portugal o sentimento é diferente... Sabemos que um dia voltarão...
Desta vez não tenho respostas, e estando num país que não é o nosso, todos os amigos acabam por ser poucos e demasiado importantes.
Entretanto vamos imaginando-o a andar de camelo no deserto para chegar às instalações da próxima refinaria :)

4 Comentários:

Blogger InêsN disse...

um beijinho, pedro...
a vida é feita de partidas e chegadas...temos que ir aprendendo com elas ;o)

28/7/05 06:29  
Anonymous Anónimo disse...

Ou, como diz o cantor "LIFE is... LIFE!!!"
Um beijinho

marylight

28/7/05 07:41  
Anonymous Anónimo disse...

De vez em quando revejo-me nas tuas experiências de emigrante.
Embora a minha estadia em França fosse noutras circunstâncias
Às vezes o sentimento de perda é intenso. Mas fica sempre qualquer coisa.
Beijolinhas
Céu

28/7/05 19:31  
Blogger Pedro disse...

Dorico (desculpa, mas não dou com o post em que me pediste o e-mail...), se quiseres podes escrever para pgargate@clix.pt

28/7/05 22:54  

Enviar um comentário

<< Home