sábado, julho 09, 2005

A minha árvore

Image hosted by TinyPic.com

Tenho uma goiabeira. É minha.
Pela primeira vez tenho uma árvore, enorme.
Tenho uma goiabeira que dá goiabas. Muitas.

De manhã passo por ela e estico os braços. Escolho três ou quatro frutos que guardo para comer durante o dia. Nunca tinha visto goiabas. São pequenas. Pelo menos assim o são as minhas. Quando amadurecem ficam amarelas, de um tom muito vivo. A casca é espessa, como nas tangerinas, mas muito macia e lisa.
Por dentro são de um rosa quase vermelho, muito sumarentas e doces. têm muitos "grãos" como os maracujás.
O cheiro da goiaba entra pela minha casa diariamente. Sinto-o assim que páro o carro. É parecido com o do Maracujá, intenso.
A minha goiabeira é também de muitos outros... Pássaros que fizeram dela casa e que cantam constantemente. Comem-me as goiabas mais altas. Tenho que me contentar com aquelas às quais consigo chegar. Passeiam-se entre os ramos e o telhado. Às vezes oiço-os a saltar na chapa ondulada, onde fazem "corridas".
São muitos, e de diferentes tipos. Alguns completamente pretos com um olho amarelo, outros muito azuis. Há também alguns castanhos e de peito amarelo.
A minha árvore está com uns ramos enormes que quase me entram pela janela. Ás vezes os pássaros empoleiram-se nesse ramo e espreitam cá para dentro, mas nunca arriscam entrar... Mantém-se sempre curiosos, mas longe...

Image hosted by TinyPic.com

5 Comentários:

Blogger InêsN disse...

epá...posso encomendar uma goiaba??
;o)
beijinhos,
inês

10/7/05 06:55  
Blogger DoCeu disse...

Sabes, sp foi o pormenor da tua casa q + me fascinou!
ñ sei se já a tinha visto, em fotos tuas ou do João, mas deste vez é q me deu mmm em cheio no olho e acho q já ñ a esqueço
Aprovêta!! :-)
Bjcs

10/7/05 09:29  
Anonymous Anónimo disse...

então passámos a ser dois a ter "uma árvore", não é verdade? Vi a minha na 4ª feira quando fui a Beja. Parece-me que apararam alguns dos ramos que sombreavam mais a estrada e fiquei triste porque o fizeram sem a minha autorização. :-(
Beijos da mãe.

10/7/05 14:00  
Anonymous Anónimo disse...

Eu só conheço goiabas da música do Picapau Amarelo:

"... goiabada de marmelo...
Sítio do Picapau Amarelo..."

Miguel (também emigrante como tu, mas na Irlanda, sempre é menos exótico)

11/7/05 06:10  
Anonymous Anónimo disse...

Eu sei o que são goiabas. É bom ... E também gosto muito de goiabada. É da consistência da marmelada mas cá para mim ainda melhor. Muito boa sorte por aí de uma anónima.

28/7/05 17:37  

Enviar um comentário

<< Home