quarta-feira, julho 06, 2005

Água

Foram quase quatro semanas, mais concretamente 26 dias... de desespero.
Ontem vi finalmente correr água nas minhas torneiras.
Após tanto tempo torna-se-me difícil compreender o que passei. Sei que durante a tarde toda passeei com um sorriso que levou a Hazel a dizer "Somebody is happy today!"

Ao fim de 3 semanas consegui finalmente fazer a WASA aparecer cá em casa para me encher os tanques... Depois chamei de novo o canalisador (Mr. Anthony) e fiz questão de estar cá quando ele viesse verificar a canalização, à procura de um problema que na altura não se sabia definir...
Foi uma manhã de espera... e uma tarde de trabalho. Quando fizemos correr a água do tanque descobrimos, debaixo da casa, um tubo que se tinha deslocado...
Toda a água que chegava estava a ser escoada para a terra, silenciosamente e escondida do nosso olhar.
Quando ontem o Mr. Anthony me disse que tinha descoberto o problema senti um misto de incredulidade, dúvida, e ao mesmo tempo um desejo tremendo de que tivesse razão.
E de facto, assim que se ligou de novo o tubo, tudo começou a trabalhar. Era um prazer ouvir as torneiras a correr de novo na loja do piso de baixo e as pessoas a rir.
Quase parecia ridícula a felicidade infantil que tínhamos ao ver de novo a água. No nosso caso foi como se nos tivessem tirado um martírio de cima.
Foi um mês (quase), a carregar garrafões, a gerir água...

Alguidares, taças...
A água de lavar as mãos vai para o autoclismo.... a água de enxaguar a loiça é usada para limpar a cozinha... etc..
É o racionar de todos os gestos, o cuidado para não sujar as mãos...
Cozinhar é complicado, e a loiça acumula-se para ser depois lavada toda de uma vez...

Valeu-me sobretudo o apoio do Bernard, que me "ofereceu" uma casa de banho em casa dele, assim como alguns jantares, se tinha o "azar" de chegar um pouco mais tarde a casa dele...

Ao fim de tanto tempo o que inicialmente é incómodo tornou-se uma rotina exasperante. Só apetecia fugir de casa. É impressionante a nossa dependência perante a água...
Os gestos, de tanto serem repetidos, tornam-se naturais, mas não menos duros.

Trinidad não é, definitivamente, um país fácil. A desorganização dos organismos públicos ultrapassa os limites do bom senso.
Falei com uma Ms. Inrgrid, uma Ms. Stacey, um Mr Richards, um Mr. Joseph, um Mr. Horace, e outros nomes que entretanto esqueci... Técnicos, telefonistas, supervisores... Perdi a conta dos números, dos cargos... de cada vez que falava com alguém tinha que explicar tudo de novo, e ouvir constantemente um: "tem toda a razão, é inadmissível...", mas solução.... nenhuma.

Não sei ainda como tive paciência para tanto...
Desesperei com o desprezo de que me senti alvo, e que não é diferente do modo como toda a gente é tratada por estes organismos.
Lembro-me de ter escrito uma vez que gostava de não ser tratado de modo diferente em relação aos trinis. Desta vez soube na pele o que isso significa, e percebi porque Trinidad permanece tão atrasado, apesar da riqueza que vai acumulando..

Mas ontem a água voltou a correr. Graças a um canalisador que também é músico (toca "pan" há 25 anos) e que acabou por me convidar para aparecer no "panyard" dos All Stars um dia destes.
Voltei a sentir-me perdido. Pela primeira vez tudo funcionava. Não precisava de ir de novo a casa do Bernard. Tive que pensar de novo duas vezes nos meus gestos, perceber que desta vez a água chegava a casa pela (quem haveria de dizer...) torneira!!!

Ri-me... Durante o dia todo.

Hoje,ao fim de tão pouco tempo, já tudo parece uma miragem. O conforto de ter água leva-me a conseguir finalmente rir do que se passou... Mas foi duro. Habituamo-nos a tantos confortos e esquecemo-nos tão depressa como tudo pode correr mal...

Nunca tinha pensado a sério o que seria não ter água. Apesar de tudo tinha a quem recorrer, mas não quero imaginar o que teria sido se não tivesse a casa do Bernard...
Estamos tão habituados a ter como garantido o acesso a bens tão básicos e essenciais que nos esquecemos de como são importantes e nos fazem falta.

Enfim,

acho que vou tomar um banho :)

4 Comentários:

Blogger Maria Zezinha disse...

um bem me queria parecer q cheirava bem!!!! devem ser os vários banhos desde ontem...:)))))

7/7/05 05:19  
Blogger Maria Zezinha disse...

aquele um saíu mto mal.... era para ser hummmmmmmmm.... ehehheh tolices de quem n tá habituada a lidar com estes "bichos"....

7/7/05 05:22  
Blogger InêsN disse...

foi bom ler este post...faz bem, de x em quando, relembrar a sorte que temos...
beijinhos!!

7/7/05 07:42  
Blogger pedro disse...

Quatro semanas sem água... Parabens... Eu acho que entrava em parafuso!!!

Parabens pelo blog!

7/7/05 11:54  

Enviar um comentário

<< Home