quinta-feira, maio 19, 2005

Paria Falls

Image hosted by TinyPic.com


No sábado fomos a Paria Falls. Saímos cedo, perto das 8h00. O medo de ter de conviver com milhões de Trinis a isso obrigava. Mas estes eram receios infundados, a chuva intensa que caiu toda a manhã manteve toda a gente em casa... excepto nós!

A estação das chuvas parece que anda a ameaçar começar, e nunca sabemos como vai estar o tempo. Felizmente o calor é suficiente para nos permitir andar molhados o dia inteiro. De certa forma, acaba mesmo por ser muito agradável andar à chuva neste clima, sobretudo quando entramos no calor sufocante da floresta tropical

Paria Falls fica no Norte da Ilha, e o acesso só é possível após duas horas de caminhada a pé pela selva (partindo de Blanchiseuse) ou de barco até à Paria Bay, uma praia enorme e magnífica.

Blanchiseuse (deriva da palavra francesa lavadeiras, pelas mulheres que diariamente ali lavavam a roupa) é o último reduto de civilização no Norte da ilha, e para lá chegar muito tem o carro que sofrer. A quantidade de buracos, deslizamentos de terra, faz a estrada parecer um buraco remendado...

Quando chegámos, chovia intensamente, mas decidimos ir à mesma.

A floresta tropical é um ambiente que nos é completamente estranho. embora os trilhos estejam marcados, é impressionante a velocidade a que tudo o que nos rodeia cresce e modifica. As primeiras chuvas fazem a vegetação ganhar tons intensos de verde, numa densidade completamente asfixiante. Felizmente chovia, e o ambiente estava um pouco mais ameno. Também a vida selvagem abunda, e as chuvas, ao afastar as pessoas destes sítios, levam a que todos os animais regressem. A quantidade de sons, pássaros, borboletas, insectos, enchem-nos os sentidos até à exaustão. De todos os encontros, o mais surpreendente foi com uma cobra.
Trinidad tem cobras venenosas. Nunca tinha visto... mas de repente, uma atravessava-se, suavemente à nossa frente, atravessando o carreiro. O primeiro impulso foi de tirar uma fotografia, mas o Jannes e a Leen rapidamente gritaram "cuidado, é mortal...". Recuei...
Não estavam a brincar, e uma dentada a qualquer um de nós teria sido fatal, a 2 horas do Hospital mais próximo.
Não são agressivas, e tudo o que querem é não ser chateadas. os casos esporádicos que se conhecem são de pessoas que as tentaram apanhar... mas não deixa de impôr respeito pensar que aquele ser (com cerca de 20cm) pode matar uma pessoa em 30 min...

A diversidade de ambientes é tão surpreendente como inesperada, e tão depressa mudamos da mais densa floresta tropical para uma falésia áspera e laminada a várias dezenas de metros de altura, passando por praias desertas... cada caminho é uma surpresa, e nunca sabemos o que nos espera do outro lado de cada uma destas colinas. No fim chegamos então a Paria Falls, uma zona de piscinas naturais banhadas por uma cascata que estava naquele dia particularmente forte (e daí a água cor de terra, que em dias mais calmos costuma ser completamente transparente, com um tom verde esmeralda das árvores que a rodeiam.


Image hosted by TinyPic.com

Image hosted by TinyPic.com

Image hosted by TinyPic.com

Image hosted by TinyPic.com

Image hosted by TinyPic.com

Image hosted by TinyPic.com

Image hosted by TinyPic.com

Image hosted by TinyPic.com

Image hosted by TinyPic.com

Image hosted by TinyPic.com

Image hosted by TinyPic.com



Por fim regressámos a Blanchiseuse, onde parámos na praia, e depois Maracas, para um almoço tardio de Bake & Shark, uma comida tradicional em que se mete um filete de tubarão, vegetais, ananás e alguns molhos numa espécie de bolo muito próximo do pão.. uma maravilha quando é bem feito :)

4 Comentários:

Blogger InêsN disse...

eu vou deixar de visitar este blog...a inveja é uma coisa muito feia e eu não quero alimenta-la! :P
beijinhos grandes!
inês

20/5/05 08:00  
Blogger JoaoN disse...

> O primeiro impulso foi de tirar uma fotografia,
> mas o Jannes e a Leen rapidamente gritaram
> "cuidado, é mortal...". Recuei...
> Não estavam a brincar, e uma dentada a qualquer
> um de nós teria sido fatal, a 2 horas do
> hospital mais próximo.

Eh pá, espero que a tua mãe não leia este blog!!! :-) Manda lá um Bake & Shark para o nosso almoço de amanhã, sff!

Abraço!

20/5/05 11:08  
Blogger DoCeu disse...

>um almoço tardio de Bake & Shark

Sounds de-li-cious, tb quero!!!

22/5/05 17:59  
Anonymous Anónimo disse...

Tia Fernanda
Já tinha ouvido falar em Paria Falls.Não imaginava que fosse tão bonito.Já agora e em sinal de advertência,não te esqueças de que as cobras venenosas são normalmente de pequena dimensão.Tem cuidado.Bjs.

13/6/05 17:39  

Enviar um comentário

<< Home