quinta-feira, abril 28, 2005

Trini Driver

Ontem fui fazer o exame de código...
A minha carta de condução portuguesa só é válida em Trinidad por 3 meses. Durante este período tenho que fazer a equivalência. Caso contrário, se deixo passar o prazo, sou obrigado a tirar a carta de condução de novo.

(Para a equivalência só é preciso um exame escrito...)

Assim, lá fui eu ontem à "DGV" cá do sítio para um processo que "só" demorou uma manhã inteira, porque sou estrangeiro.... pobres Trinis, que ficam lá pelo menos dois dias embrulhados em papéis, burocracias, portas, edifícios...

O "sítio" fica junto ao porto de Port-of-Spain, e mais não é do que um longo terreiro cercado por redes de arame. Neste terreiro, anarquicamente distribuídos, encontram-se diversos pavilhões brancos e azuis, cada um com o seu uso. Para além destes, algumas vendas ambulantes de comida e bebidas (sim... dentro do recinto) parques de estacionamento à mistura, oficinas... e muitos, muitos trinis!!! todos desejosos de tirar uma carta de condução.

Cheguei cedo, às 7h50. Sabia que o exame era às 8h30 e antes precisava de tirar 2 fotografias.

As fotografias tiram-se do outro lado da rua, tipo 2ª circular com muito mais buracos e sem passadeiras. Felizmente o trânsito estava parado. Os fotógrafos são vários e estão na rua a "recrutar-nos". Subi a um segundo andar e fui atravessando corredores, numa sequência de imagens a lembrar um filme indiano, com quartos ocupados com as mais variadas pessoas e actividades. No fundo, uma senhora aguardava-me, com uma máquina Polaroid, possivelmente mais "antiga" do que eu...

Depois, lá segui para o meu exame... respostas múltiplas e Verdadeiro/falso, com uma secção de sinais de mãos. Sim! aqui ainda se aprende e avalia isso....

E fui aprovado com o seguinte texto:

"Pedro... etc... etc... has been examined by me the undersigned and has satisfied me as to his knowledge in the Regulations and his Driving profiency in...." enfim se ele o diz. Eu cá não fiz nenhum teste de condução... mas parece que "ele" acha que sim :)

Mas não foi tudo. E daí a manhã "bem passada".

É que com o certificado do exame e as fotografias na mão, tive que me dirigir a um novo edifício para pagar a carta de condução. Fila de espera, e no final uma senhora a torcer o nariz porque quis usar o cartão multibanco... lá paguei...

e novo edifício, nova espera, novas fotografias (nunca percebi para que foram as primeiras) desta vez com uma Polaroid decente.

E por fim... hora de almoço, lá saí com a minha carta de condução, válida agora por 3 anos.

1 Comentários:

Blogger JoaoN disse...

O trânsito automóvel em Trinidad nunca mais será o mesmo... :-)

29/4/05 17:44  

Enviar um comentário

<< Home