domingo, janeiro 15, 2006

Semana atribulada... De dúvidas, de acontecimentos...

Trinidad permanece tal como conheci.
Os mesmos hábitos, os mesmos ritmos. As mesmas vivências.
Regresso aos poucos à rotina que tinha antes da minha ida e descubro aqui sensações idênticas às de Lisboa.

Os mesmos sítios, as mesmas ruas.
As mesmas pessoas.

De repente sinto Trinidad como a minha "casa temporária" e sabe-me bem voltar a participar de todos estes momentos.
Regressar ao Squeeze Bar foi "diferente" desta vez.
Bem sei que passei um ano de sextas-feiras lá caído... Mas agora que voltei tudo parece tão familiar que faz confusão. Chego, desejo bom ano a todos os que ainda não vi. Caras conhecidas que vão fazendo parte da minha vivência de Trinidad.
Perguntam-me pelas "férias". É complicado explicar que para mim foi mais um regresso a casa do que férias. Mas nos olhos deles foi isso que aconteceu. Saí... assim, por uns dias.
E agora voltei.

Voltam-se a oferecer bebidas, põe-se conversas em dia. Já não sou novo aqui e começo a sentir o que há uns tempos imaginava, a vivência de um país pelos olhos de quem já o conhece um pouco.
Revi amigos cá deixados, e penso o que sentirei quando os deixar de vez...

As chuvas ainda não terminaram, mas são vários os dias de sol. Já dá para ir com alguma segurança à praia e também aqui se repete esta sensação de pertença. Observo de novo as pessoas com as cadeiras e a geleira às costas (e eu que ainda não tenho nenhum destes dois utensílios obrigatórios... este ano tem mesmo que ser).
Provo o primeiro Bake and Shark do ano e passo as tardes de Domingo a apanhar sol (desculpem... não é para fazer inveja...)

A praia ao Domingo, como os bares, é ponto obrigatório para reencontrar pessoas. Chego e são várias as caras que se cumprimentam, como se Trinidad mais não fosse do que uma aldeia grande. Bebe-se, conversa-se, e reparo que também eu lá me vou mexendo de um lado para o outro...

Mas nem tudo está igual, e é no Panyard que sinto as verdadeiras diferenças...
Quando cheguei, na primeira semana, os ensaios seguiram o horário normal...
Contudo Trinidad já treme com o Carnaval. Começaram as "mas fettes" (festas pré-carnaval), abriram os "mas camps" onde se vendem os fatos e naturalmente as bandas também não ficam indiferentes a este burburinho crescente.
Assim, na sexta começaram os ensaios para a música principal, a apresentar no palco "panorama" (funciona como o Sambódromo, onde cada banda apresenta o tema principal).
Músicos, só no primeiro dia eram mais de 40, e ainda se esperam cerca de 80 (metade dos quais vindos dos Estados Unidos).
Os ensaios passaram a demorar mais de 5 horas, são diário, e a música (bem difícil) avança a 15 segundos por dia. É que ensinar toda esta gente e coordená-la não é nada simples.

Volto a recordar o meu primeiro dia em Trinidad, há um ano atrás. Era 1h00, acabado de chegar a primeira coisa que vi foi os concertos de Pan (cheguei no Carnaval... ). A intensidade ainda não é a mesma, mas percebe-se que de dia para dia o Carnaval está mais perto, e para muita gente o país já parou...
Fica-me a sensação de que passou um ano, e que, como num disco, toda a estória se repete agora.
Mas desta vez faço parte dela.
Deixei de ser intruso...

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Também nós, aqui neste cantinho, voltámos a um hábito muito saboroso - mal chega a 2ª feira, ir espreitar, ansiosamente, o Gargas à espera de notícias fresquinhas!

Claro que já não és intruso, foste assimilado, ou melhor, foste ACEITE, o que te deve deixar bem orgulhoso!

Cá ficamos à espera da evolução dos preparativos...

Bjiños

marylight (a tal que te escreve de vez em quando :))))

16/1/06 07:15  
Anonymous Anónimo disse...

A marylight avançou na corrida ao blog e venceu a 1ª etapa desse carnaval que se aproxima.
Como vou tendo notícias constantes apenas pergunto: e tu já compraste o teu fato para a banda?
Tal como a marylight fico à espera da evolução dos preparativos.
Sei que os ensaios são muitos, pois só te encontro ao fim da noite (nossa, claro)!

16/1/06 10:59  
Blogger Maria Zezinha disse...

E que tal, para te arrepiar, pensares um bocadinho em Beja, que esta manhã (ás 9.30m), ainda não tinha chegado a um mizero grauzinho??? Agora estão uns anafados 4 graus de "calor"!!!!
E então??? Já passou a vontade de fazer inveja aos pobres desgraçados, quase azuis de frio???!!!! Beijinhos grandes.

16/1/06 11:36  
Anonymous Anónimo disse...

Eu ñ te disse sp q isso ia ser uma aventura espectacular?!!
Beijocas
Céu

16/1/06 20:59  
Blogger Goncalo Boavida disse...

Pedro... acho que vou abusar do espaço que é suposto ser para comentario.
Li hoje definitivamente o teu post de regresso a Trinidad, as impressões de Lisboa... as palavras que deixaste acerca, foram e são as mesmas sensações que vivi nos regressos a Lisboa, e nos regressos à Polonia. A ansiedade de voltar a entrar no bar onde somos conhecidos, a ansiedade de perceber o sorriso que ja despertamos na cara das pessoas... por vezes sentia até que os passos corriam mais largos para poder re-entrar nos sitios.
Lisboa... ficava sempre a sensação de que agora talvez fosse ali, mas era momentanea, passageira, agora ainda não era ali.
Regressei a Portugal, e sinto que "agora" ainda não é aqui.
Tenho saudades dos sentimentos que aí descreveste. Obrigado pela descrição do regresso a Trinidad, soube tão bem ler e relembrar e soube tão bem ler essa forma de ver as coisas que é tao nossa, dos que estamos fora.
(posso por um link no Portugal no Mundo para o teu post de regresso? ou melhor... vai até lá e deixa nos os dois links, para os dois posts... o pessoal havia de gostar de ler)

17/1/06 05:19  
Blogger nana disse...

beijo grande, primo. s'eu tivesse pilim, agarrava agora em mim, ia as comprinhas, e seguia ja num aviao para ai. a 1a coisa que fazia ao chegar era ir contigo a praia e sentar-me contigo nas TUAS novas cadeiras, a beber a super bock guardadinha na TUA geleira! ;o)

saudade do teu sorriso!

x

24/1/06 11:10  
Anonymous Anónimo disse...

Olá
Sabes quem tenho aqui comigo?
A D. Ivone!
Um abraço e até breve.
Luís. Quem?

12/2/06 13:59  

Enviar um comentário

<< Home