domingo, novembro 27, 2005

E faltam tão poucos dias....

Tem caído contínua. É assim o clima nos trópicos, com seis meses secos e seis de chuva. Os dois últimos revelaram-se mesmo completamente intransigentes com o sol, negando-lhe qualquer abertura.

Tempestades tropicais, cheias, muita água tornaram-se a medida do tempo, com a humidade a somar-se ao calor e a dar-me cabo do nariz...

A praia a que me habituei aos fins-de-semana era já uma lembrança de certo modo longínqua numa altura em que tive de descobrir alternativas ao tempo livre.
O guarda-chuva tornou-se obrigatório, assim como os lenços de papel...

Foi neste ambiente que nos mudámos no início da semana para o novo atelier, deixando para trás o espaço emprestado pela ENCO (uma companhia de engenheiros com quem trabalhamos).
Ainda não está pronto, mas já o adoptámos, sem quaisquer saudades do anterior.
Dos interiores encerrados, sem janelas, sem qualquer referência, mudámos para um espaço de luz.

O Bernard construiu o novo atelier junto à casa dele num edifício novo de 2 pisos. Trabalhamos no andar de cima e as fachadas em vidro são um sonho para quem como nós se encontra do lado de dentro. Pela primeira vez num ano de trabalho vejo o sol a passar, o dia a mudar, as variações do tempo, e apercebo-me de como é importante este pequeno grande conforto.

Mas como neste país tudo tem o seu momento, claro que muita coisa ainda não está pronta. Durante o dia os homens das cortinas vêm tirar medidas e trazer os estores. as mesas estão a meio e precisam ainda de ser folheadas... faltam divisórias em vidro, arquivos de ficheiros, etc... mas dá gozo ir vendo o espaço a tornar-se aquilo que desenhámos...
É que se o projecto do edifício é do Bernard, os interiores foram decididos por todos e só aceites após consenso :)
Desde a escolha das cores ao desenho das mesas em tudo parece haver o toque de cada um de nós, e ainda hoje vamos tomando decisões sobre as coisas que faltam.

E como que a dar as boas vindas, o sol voltou. Uma semana de bom tempo que ainda não sabemos se será o anúncio da estação seca...
Claro que os planos para o fim de semana mudaram todos e o novo destino só poderia ser Maracas.
Sábado e Domingo foram passados na praia, com um calor que não foi excessivo e sobretudo, sol, que não via há mais de 2 meses... A água quente ainda anda agitada, recordando-nos que pode ser só temporário este prazer... mas como foi bom estender-me de novo na areia e ficar na praia até o sol se esconder por trás das montanhas.
A água esteve verde e muito brilhante. Quando me descobri dentro dela apercebi-me de como estava transparente, sendo possível contar os dedos mesmo quando molhado até ao pescoço :)

O almoço claro que foi Bake & Shark (no Richard's, o melhor como sempre), e de repente voltei a recordar os primeiros dias em Trinidad quando tudo ainda era novo para mim. Desta vez senti já uma espécie de ritual... A praia aqui é para ser vivida de uma maneira muito especial e só hoje vi como já tinha saudades destes momentos.

Entretanto aproxima-se o Natal. As lojas e casas iluminam-se e cresce no ar uma febre que me é tão familiar mas com a qual não me consigo aqui identificar... É que Natal implica frio, e andar de chinelos e calções parece fazer tudo menos sentido nesta época. As pessoas compram prendas e nas rádios só se houve Parang, de raízes sul-americanas e geralmente cantado em castelhano. Claro que tem ritmo, muito dançável, embora mais suave que a soca, mas tão diferente do nosso conceito de música de natal...

Os olhos começam também a estar postos no fim de Fevereiro. Mais que o Natal enquanto celebração, o que parece importar é que há um indício de que o ano chegou ao fim. Voou, e o grande formigueiro é mesmo o Carnaval. Os "Mas Camps" já lançaram e vendem as máscaras, e as músicas começam a surgir. A 3 de Janeiro (sim, com data marcada!) começam os ensaios para a música principal que os Invaders vão apresentar no "Panorama" e que eu espero vir também a tocar em conjunto com mais 180 músicos!!!!!

Para mim é a proximidade do 7 de Dezembro. É pouco mais do que uma semana o tempo que aqui me resta antes de regressar a Lisboa ao fim de tantos meses.

Tanta gente para voltar a ver, recordações que procuro manter adormecidas mas que começam agora a saltar incessantemente.

Tantas saudades que espero finalmente "matar" :)

11 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Arrêa-lhe! (Nas saudades, I mean, qd cá chegares! :-)
E, tal como disse há pedaço, o gorro e os cobertores estão garantidos!!! :-)
Tb estamos ansiando pelo 8.12 e só há pedaço qd nos encontrámos onlne me apercebi de q já só(?) faltava tão pc(?) tempo
Despacha-te a chegar!!!
Bjcs gds
Céu
(Tb nc consegui imaginar como seja natal com calor...)

27/11/05 22:08  
Blogger JoaoN disse...

E aqui um frio de rachar... Despacha-te a chegar para aqueceres isto!!! :-)

27/11/05 23:57  
Anonymous Anónimo disse...

Parece-me que estas com saudades do frio. :-) Quando cá chegares vais sentir a época Natalícia em toda a sua força, não só por causa do frio mas essencialmente porque este ano o Natal vai ter outro "sabor" para ti e para os teus.
Até a volta.
Beijos
Eli

28/11/05 12:03  
Blogger Maria Zezinha disse...

ah que saudades.... mas tá quase, quase!!! vamos todos ao aeroporto com cartazes a dizer "Bem vindo, Pedro!!!!"??? boa? E só para ver a cara dele... :0))))

28/11/05 14:03  
Anonymous Anónimo disse...

:)inveja da praia; saudades de Maracas; saudades também para matar; 8 de Dezembro tão perto e tão longe.
beijos mãe

28/11/05 15:42  
Anonymous Anónimo disse...

Traz "malas" suplementares, Pedro! Vais ter que armazenar nelas carinho, amizade, Portugal para mais 1 ano!

P - 7 dias!!!

bjiños

marylight

28/11/05 16:10  
Anonymous Anónimo disse...

Achas que estás preparado para o 'assalto ao aeroporto', dia 8 de Dezembro?...

..q*p..

28/11/05 18:59  
Blogger InêsN disse...

cá te esperamos, primo :o))

29/11/05 11:50  
Blogger Pedro disse...

preparado não sei se estou... acho que me vou esconder dentro da mala :)

Tinha saudades dessa "assinatura" a bater asas :)

29/11/05 19:12  
Blogger Maria Zezinha disse...

tadinho dele!!!! Vai ficar da cor do tomate e esconder-se debaixo do carrinho de transporte das malas....ihihih o que eu dava para poder estar no aeroporto qdo chegares... mas n perdes pela demora!!!! Preparate para um "mar " de beijos e abraços da familia do alentejo!!!! jinhos grandes. "Só" faltam 7/8 dias iupiiiiiii

30/11/05 06:52  
Blogger Maria Zezinha disse...

ai que o prepara-te saíu todo pegadinho.... pede-se desculpa pelo lapso...coisas de quem n mexe mto com os computadores....

30/11/05 06:54  

Enviar um comentário

<< Home