Gargas Tropical

sábado, setembro 16, 2006

100

E quem diria que...
o Post anterior foi o número 100!!!!
:)

Dia de Limpezas...

A começar bem cedo, por volta das 6h30 da manhã.
mas como poderia recusar o convite recebido ontem à noite no Squeeze? :)

Limpar o fundo do mar :)

Pois. Assim sem mais nem menos tenho de repente o Nevy a perguntar-me se queria ir hoje mergulhar.

A ideia era simples.
O Rick, o meu instrutor (ex- porque já estou "diplomado" né :) ) organizou, no âmbito do projecto internacional AWARE um dia para limpar parte da baía de Scotland Bay em Down the Islands como os trinis carinhosamente chamam. O material era todo fornecido pela loja/escola e nós só tínhamos que aparecer. Claro que para além da limpeza estava prometida uma Lime na praia com oferta de "Curry Duck" (pato com caril, especialidade local)

Fomos.
3 barcos, perto de 20 mergulhadores...
De onde é que eles vêm todos? Não sei bem, mas pelos vistos são às dezenas aqui em Trinidad....

Chegámos.

A Baía é muito bonita (não... desta vez não há fotos, sorry) e com águas completamente paradas. Local de "peregrinação" aos Sábados e Domingos para muitos trinis.
Assustador contudo como se encontra... o lixo é imenso. Sobretudo as garrafas que se contam aos milhares.
Perdi a conta.
Centenas as que apanhámos. Todas no fundo do mar. Todas em pouco mais do que duas horas. Havia gente em terra que recebia os nossos sacos e arrumava o lixo, preparando-o para levar de volta a Trinidad. Nós mergulhávamos.

Primeiro em apeneia. Depois com os tanques. Íamos alternando uns com os outros, pois eram mais os mergulhadores que os fatos.
Foi um passeio a pouca profundidade. Cerca de 3 metros, 4 no máximo porque o objectivo era limpar as zonas onde há banhistas.

Não foi um passeio bonito. O lixo acumulado nos fundos a lembrar-nos constantemente a falta de respeito que temos pelos sítios por onde passamos... Caminho tão grande que temos que fazer até aprender a lidar com este nosso mundo....

O prazer contudo de voltar a voar dentro de água, passeando sem rumo e em silêncio como tanto gosto. Pouco para ver desta vez.
Ou talvez muito...
muito que não deveria ser visto.

Fica também a pergunta... Limpo? por quanto tempo?
Julgo que esta acção será publicitada. Talvez nos jornais... Fará diferença? Talvez se tenha que começar por algum lado.

Manhã de limpeza. Tarde de descanso numa água quente e calma.
Passeios também de barco, velocidades loucas e saltos pelas ondas entrando pelo mar dentro. Linda a costa da ilha recortada em profundidade. Rocha escura esbatendo-se em cinzentos fugidios, efeito da luz do sol caindo frente aos nossso olhos. O mar enorme. Oceano em azul profundo. Escuro. Agitado.

Dia diferente.
cansado, mas muito satisfeito.

p.s.

E o pato de caril com Roti que estava tão bom :)